terça-feira, 18 de novembro de 2008

Baile Perfumado

Amigo íntimo do Padre Cícero, o mascate libanês Benjamin Abrahão decide filmar Lampião e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

- As imagens registradas por Benjamin Abrahão são as únicas gravadas com o cangaceiro Lampião ainda vivo.

- As imagens foram apreendidas pela ditadura do Estado Novo, e só foram recuperadas no início dos anos 60 pelo cineasta Paulo Gil Soares e seu produtor, Thomas Farkas. Em 1965, eles realizaram o curta-metragem Memória do Cangaço que, ao lado de A Musa do Cangaço (1981), de Humberto Mauro, ajudou a popularizar a figura de Benjamim entre os estudantes nordestinos.

- A história é pontuada pelas imagens originais do protagonista, e apenas onze minutos do filme exibem um Lampião bem diferente do herói dos pobres: aburguesado, maravilhado com modernidades como a máquina fotográfica e a garrafa térmica, tomando uísque e banhando-se em perfume francês, além do bando que também ia aos bailes no meio do sertão, daí a origem do título do filme.


Agradecimentos: Fernando GOES => FGOES

Agradecimentos também a José Maria e Taninha que não mediram esforços nem pouparam tempo para disponibilizar este filme. Certamente, serão nomes guardados em nossa memória.

DOWNLOAD


Trilha Sonora

A Trilha sonora do filme Baile Perfumado é embalada por Chico Science, Fred Zero Quatro (do Mundo Livre S/A) e Lúcio Maia (da Nação Zumbi), foi muito bem recebida pela crítica, trazendo o ritmo manguebeat, que estava no auge na época.

01. Fulô do Junco - Siba
02. Benjaab - Siba

03. Chico Rural - Siba

04. Salustiano Song (Instrumental) - Chico Science - Nação Zumbi

05. Tenente Lindalvo (Compromisso de Morte) - Fred Zero - Quatro

06. Baile Catingoso - Mestre Ambrósio

07. Mamede - Siba

08. Angicos (Remix: Paulo Rafael) - Paulo Rafael

09. Angicos - Chico Science

10. Angicos (Remix: Suba) - Suba

11. Baile Perfumado - Stela Campos - Fred Zero - Quatro

12. Dip - Paulo Rafael

13. Abertura 1900 / Mata - Paulo Rafael - Márcio Miranda

14. Sangue de Bairro/ Introdução (Vinheta) - Chico Science - Nação Zumbi

15. Sangue de Bairro (Instrumental) - Nação Zumbi



Agradecimentos pela trilha: José Maria


28/04/2008

Hans Staden


Hans Staden é um imigrante alemão que naufragou no litoral de Santa Catarina. Dois anos depois, chegou a São Vicente, concentração da colônia portuguesa no Brasil, onde trabalhou por mais dois anos, visando juntar dinheiro para retornar à Europa. Neste tempo em que viveu em São Vicente, Staden passou a ter um escravo da tribo Carijó, que o ajudava. Preocupado com seu sumiço repentino após ter ido pescar, Staden parte em sua procura, sendo encontrado por sete índiso Tupinambás, inimigos dos portugueses, que o prendem no intuito de matá-lo e devorá-lo. É a partir de então que passa a ter que arranjar meios para convencer os índios a não devorá-lo e permanecer vivo.

Imperdível para quem assistiu Como Era Gostoso o Meu Francês!

26/04/2008

Como Era Gostoso O Meu Francês



No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambás, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória.

Curiosidades
- O filme teve problemas com a censura da época, por ter atores interpretando atores nus, depois foi liberado para maiores de 18 anos, com a justificativa que nudez de índio não seria pornográfica.

O arquivo que vem sendo baixado (até este post) é um rip da TV Educativa com legendas em espanhol embutidas. O melhor arquivo do filme que existe (agora) em circulação é o do ícone abaixo. Trata-se de uma restauração da obra de Nelson Pereira dos Santos. O filme foi capturado direto do DVD: limpinho e sem legendas em outros idiomas.

Estamos repostando este filme devido ao baixo número de cliques. Fazemos um forte apelo para que se semeie ao máximo este arquivo. Tanto pela raridade quanto pela qualidade de áudio e imagem. Para que um arquivo possa prevalecer na rede eDonkey, ele precisa superar o número de fontes do anterior.

Esqueçam as demais versões disponíveis em rede. A melhor é esta. Tanto quanto possível, divulguem o blog. Quanto mais gente clicando, melhor para o p2p. Além, é claro, de estimular novas postagens no blog.


24/04/2008

Memória do Cárcere




Memórias do Cárcere é um filme brasileiro de 1984, do gênero drama biográfico, roteirizado e dirigido por Nelson Pereira dos Santos. O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos. O filme conta a fase em que Graciliano Ramos, o autor de Vidas Secas, esteve preso sob ordens da polícia do Estado Novo no Brasil.

21/04/2008

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil


O major Policarpo Quaresma é um sonhador. Um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser. A sua luta se inicia no Congresso. Policarpo quer que o tupi-guarani seja adotado como idioma nacional. Ele tem o apoio de sua afilhada Olga por quem nutre um afeto especial e Ricardo Coração dos Outros trovador e compositor de modinhas que conta a história do nosso herói do Brasil.

Curiosidades
- O filme é uma adaptação do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

- Recebeu o Título no Canadá de "The Patriot".

- Foi lançado no Canadá em 12 Setembro de 1998, no Toronto Film Festival, em Portugal, 25 de Maio de 2001 e na França em 27 de Novembro de 2002.

Este filme se acha um tanto quanto ameaçado. Aconselho dar-lhe prioridade. Peço que semeiem pelo tanto de pessoas que desejam assistí-lo.

19/04/2008

Lamarca



O filme acompanha os dois últimos anos da vida do Capitão Carlos Lamarca, desde o momento em que, casado com Marina, decide fazer uma opção radical pela revolução enviando a mulher e os dois filhos para Cuba e desertando do Exército em janeiro de 1969, até sua morte em 1971. Na clandestinidade, ligado a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Lamarca comanda assaltos e seqüestros, apaixona-se por Clara e amadurece em suas convicções políticas. Começa a sofrer, também, a perseguição sem trégua do delegado Flores, e depois do Exército, sob o comando de um Major determinado a derrotar a qualquer preço "o traidor da bandeira".


Mauá - O Imperador e o Rei


O diretor Sérgio Rezende (Guerra de Canudos) leva às telas a biografia de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, um dos principais homens de negócios do 2º Reinado. Com Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antônio Pitanga e Roberto Bomtempo.

O Homem da Capa Preta

Cinebiografia do polêmico e reacionário político da Baixada Fluminense dos anos 50 e 60, Tenório Cavalcanti, ex-deputado federal que com sua metralhadora, apelidada de Lourdinha, desafiava a corrupção e os poderosos que dominavam o município fluminense de Duque de Caxias. O filme traça o panorama político do Rio de Janeiro dos anos 40 a 60.

17/04/2008

Guerra de Canudos


Em 1893, Antônio Conselheiro (um monarquista assumido) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Estes fatos são vistos pela ótica de uma família, que tem opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

Curiosidades

- Guerra de Canudos é a estréia nos cinemas de Dandara Ohana Guerra, filha da atriz Cláudia Ohana.

- Este é o 3º de 5 filmes em que o diretor Sérgio Rezende e o ator Paulo Betti trabalham juntos. Os demais foram Doida Demais (1989), Lamarca (1994), Mauá - O Imperador e o Rei (1999) e Zuzu Angel(2006).


- O filme, que tem quase 3 horas de duração, posteriormente gerou uma mini-série homônima de 4 capítulos, que foi exibida pela Rede Globo.

DOWNLOAD: Parte 1

DOWNLOAD: Parte 2


Aprenda sobre a guerra de Canudos de um jeito bem humorado.

Observações históricas:

Antônio Conselheiro, discutiu com sua mulher e realmente saiu de casa, mas ele não foi chutado ele somente quis sair.
Depois que Conselheiro começou a pregar os padres o expulsaram das cidades pois ele não era realmente padre e criticava muito a República durante seus sermões.

A Toalha que aparece durante as cenas representam o mal exemplo da sociedade e ela vai presa pois faltou a missa, e isso em Canudos era crime passivo de prisão, e o helicóptero representa a força militar que teve que ser empregada para os militares poderem ganhar a guerra contra canudos (Os animadores dão o crédito ao seriado South Park por terem utilizado um de seus personagens nessa animação escolar).


10/04/2008

Os Inconfidentes



A Inconfidência Mineira - conspiração independentista do século dezoito, em Minas Gerais, centro das riquezas coloniais. Do grupo, faziam parte poetas e nobres, incluindo o padre e o coronel da guarnição. O dentista Tiradentes é torturado, para que divulgue a sua participação, na conjura contra a coroa portuguesa; os cúmplices haviam já confessado, negando responsabilidades próprias. Tiradentes é o único a assumir-se plenamente, sendo condenado à morte.

Curiosidades
- O filme aborda a Colonização portuguesa no Brasil (Século XVIII).


- Filmado em Ouro Preto, Minas Gerais.

- Baseado em "Autos da Devassa" de Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. E "O Romanceiro da Inconfidência" de Cecília Meireles.


- Canções "Aguarela do Brasil" de Ary Barroso com Tom Jobim, "Farolito" de Agustín Lara com João Gilberto.


- Atuação de José Wilker como Tiradentes.



30/03/2008

Quilombo (Cacá Diegues - 1984)


Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.


Premiações
- Prêmios no XXIV Festival de Cinema, Cartagena, de 1984, no Festival de Cannes, 1984 e no Festival de Miami em 1984.

Curiosidades
- Inspirado nos livros de João Felício dos Santos ("Ganga Zumba") e Décio de Freitas ("Palmares")


- Foi lançado nos USA em 28 de Março de 1986.


DOWNLOAD

Nenhum comentário: