quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Macross é um anime clássico e que merece ser visto. As músicas são lindíssimas, e as considero o ponto forte do anime. As melhores, para mim, são: Ai Oboete Imasu Ka e Ai Wa Nagereru.

Macross gerou vááárias continuações, como o Parallax citou, mas, é fato algo que dizem sobre o anime: quem viu o primeiro Macross, já viu todos. Explicando: mesmo que os personagens do primeiro Macross não apareçam nas continuações, fica aquela sensação de "já vi isso antes".

Aproveito para colocar as histórias criadas, retirado deste link:
-> The Super Dimension Fortress Macross (série revisada pelo Parallax, produção: 1982 a 1983);
-> The Super Dimension Fortress Macross - Do you remember love? (OVA, produção: 1984);
-> The Super Dimension Fortress Macross - Flash Back 2012 (OVA, produção: 1987);
-> The Super Dimension Fortress Macross II - Lovers, Again (OVA, produção: 1992);
-> Macross Plus (OVA, produção: 1994 a 1995);
-> Macross 7 (Série, produção: 1994 a 1996);
-> Macross Dynamite 7 (OVA, produção: 1997);
-> Macross Zero (Série, produção: 2002 a 2004);
-> Macross Frontier (Série, produção: 2008).

Apesar da ordem de produção, o anime, cronologicamente falando, não é na ordem apresentada acima. Então, coloco, aqui, a ordem, seguindo a linha do tempo do anime:
-> Macross Zero (acontece no ano 2008);
-> The Super Dimension Fortress Macross (acontece entre 1999 e 2012);
-> The Super Dimension Fortress Macross - Flash Back 2012 (acontece em 2012);
-> The Super Dimension Fortress Macross - Do you remember love? (acontece em 2031);
-> Macross Plus (acontece em 2040);
-> Macross 7 (acontece entre 2045 e 2046);
-> Macross Dynamite 7 (acontece no ano de 2047);
-> The Super Dimension Fortress Macross II - Lovers, Again (sem especificação de data);
-> Macross Frontier (acontece em 2059).

A ordem não é muito específica, chega a ser confusa, principalmente por que Flash Back 2012 e Do you remember love são história em paralelo com o anime em si. Principalmente o segundo, que é uma recontagem do primeiro anime, com alguns pontos de vista diferentes.

Macross II é controverso também, pois já vi uma informação que ele se passa em 2092.

Seja como for, é um anime excelente, e mesmo sendo antigo (no caso das primeiras sagas), é de ótima qualidade.

> The Super Dimension Fortress Macross - Do you remember love? (OVA, produção: 1984);
Esse longa para cinema é uma versão reformulada e redesenhada da série de TV de 1982. Chegou a ser lançado em vídeo no Brasil nos anos 90.

-> The Super Dimension Fortress Macross - Flash Back 2012 (OVA, produção: 1987);
Esse especial é praticamente uma grande coletãnea de videoclipes da Minmei. Tem momentos do longa para cinema, série da TV e algumas outras cenas inéditas, onde aparece o novo caça Valkyrie do Hikaru. Os personagens estão mais velhos e a Minmei se reencontra com o Hikaru e Misa.

Apenas esses possuem ligação com o Macross original, as outras produções já se passam bem mais no futuro e realmente, todas elas têm a mesma historinha do Macross original, um triângulo amoroso sempre tendo uma cantora como personagem principal.

ANIME MANIA REVIEWS: MACROSS UNIVERSE

INTRODUÇÃO
Hoje estarei fazendo um review especial do que é considerado um dos clássicos da animação japonesa: THE MACROSS SERIES. Espero que vocês gostem

Macross universo é um clássico do estilo MECHA (robôs gigantes estilo transformers) sendo um dos precursores do estilo.

O enredo básico da serie é um triangulo amoroso que tem como pano de fundo um conflito interestelar com uma cultura alienígena e que teve inicio em “super dimension fortress macross”



* mini banner : super dimension fortress macross

ENTENDENDO MACROSS UNIVERSO
Para entender macross universo precisamos primeiro falar de “robotech” por incrível que pareça @_@;

Robotech é uma série animada de ficção científica de 85 episódios baseada em três séries de anime sem nenhuma relação entre elas. Lançada pela empresa americana Harmony Gold em 1985, Robotech provavelmente foi a primeira série de anime a despertar o interesse por este tipo de animação no Ocidente, além de ser uma das primeira a difundir-se a nível mundial. Se reconhece como criado de Robotech como sendo Carl Macek.


*Mini banner : robotech masters

Robotech surgiu da fusão de três trabalhos de animação diferentes para lançamento nos EUA, também lançado desta forma no resto do ocidente, as três séries fundidas são: Super Dimensional Fortress Macross, Super Dimensional Cavalry Southern Cross e Genesis Climber Mospeada. Reeditaram-se as linhas argumentais, reeditaram-se os capítulos, alterou-se a trilha sonora original, e reescreveu boa parte dos diálogos para lhe dar alguma coerência a nova história.


* mini banner : gênesis climber mospeada

A razão desta fusão se deve por que as redes de televisão americanas exigiam um mínimo de 65 episódios para transmitir programas de animação cinco dias por semana, e nenhuma destas três séries chegava a este número sozinha (Macross tinha 36, Southern Cross 23 e Mospeada 25). Para chegar a um número de episódios divisível por cinco, Harmony Gold criou um capítulo com clipes de Macross e de Southern Cross (capítulo 37, Dana´s Story) que vincula a primeira e a segunda parte da série. Além disso, para poder ser transmitida nos EUA, a série sofreu a censura de algumas cenas consideradas inapropriadas para uma série infantil. A série popularizou o gênero dos robôs transformers em todo o mundo, ao mostrar veículos cujas transformações em robôs eram coerentes.


*mini banner: Super Dimensional Cavalry Southern Cross

O resultado desta combinação é uma história sobre as sucessivas guerra que a humanidade mantém com três raças de extraterrestres durante três gerações pelo controle de uma fonte de energia chamada protocultura. O trabalho de integras as histórias de três séries que originalmente não tinham nenhuma ralação foi complexo e por um lado permitiu fortalecer a história de cada uma das três séries originais dando-lhe um sabor épico, por outro lado deixou inúmeras inconsistências e perguntas a responder.

De forma que o MACROSS que eu e você assistimos quando criança, era na verdade uma colagem feita de três animes diferentes. Percebem a grande confusão que isso gera?

AS REINCARNAÇOES DE MACROSS AO LONGO DO TEMPO
Macross teve diversas continuações e OVAS. Alguns deles estão situados em períodos de tempo anteriores ao da primeira serie original o que também contribue para aumentar a confusão. Se pusermos numa linha cronológica teríamos



Se vocês observaram atentamente, a serie “macross zero” foi produzida apos “macros 7” de 2002 ate 2004, MAS se passa antes do macross original series (the super dimension fortress macross).
Enquanto os OVAS exploram finais alternativos da serie original ou delineam com mais detalhes a trama original


*mini banner : macross : do you remenber love?


*mini banner : macros : lovers again





TERMOS TECNICOS DE MACROSS UNIVERSE
Em Macross universe temos alguns elementos básicos que estão sempre presentes: humanidade (também chamados miclones), aliens zentradi; protocultura. Esses se relacionam de diversas formas e níveis com acréscimo de informação a cada serie ou OVA ou filme. Teríamos então:

1= ENTENDENDO A PROTOCULTURA
Esse termo gerou muita confusão nos fans da serie por que ele significa dois coisas diferentes. Culpa da repaginação e fusão* que macross sofreu ao ser lançada no ocidente

EM super dimension fortress macross “protocultura” significa...
A primeira civilização extra terrestre humanóide a existir no cosmo as também a cultura terrestre. De acordo com a cronologia oficial de macross, a protocultura foi à primeira civilização avançada conhecida a 500 mil anos.

Essa cultura antiga alcançou as estrelas e criaram geneticamente uma raça de gigantes guerreiros chamada ZENTRAD que contribuiu para a expansão da civilização da protocultura no cosmo
Apos uma cisão interna em que a protocultura se dividiu em 2 forças combativas e antagônicas ocorreu uma guerra civil interestelar (the schism wars) que culminou no quase desaparecimento da protocultura.

Os remanescentes desta civilização optaram por uma política não combativa e disseminar sua população através das estrelas e, desta forma, garantir sua sobrevivência. Uma de suas colônias foi a terra aonde se instalou uma sub protocultura, os miclones (ou humanidade).

Em Robotech “protocultura’ significa…..
Como esse anime, e na realidade a fusão de três animes distintos protocultura passou a significar uma poderosa fonte de energia, uma substancia catalisadora para engenharia genética, uma substancia alucinógena sendo descrita com “sangue da vida” ou “flor da vida” por dois diferentes raças; tal panacéia existiria somente no planeta terra que viraria um território em disputa pelas dois raças.

Raça alienígena INVID (da serie gênesis climber mospeada) esperava evoluir ate a uma mais avançada forma de vida através do ritual de consumo da flor da vida @_@

Para complicar mais ainda as coisas, na Europa e nos estados unidos foram criadas diversas continuações e adendos da serie robotech através de comics e livros (obra de Jack mc kinney), a saber: robotech: the legend of zor, robotech: the robotech masters, robotech: the shadow cronicles.

A serie LEGEND OF ZOR descobre se a origem da flor da vida no planeta OPTERA da raça insectoide INVID e se passa antes dos eventos da serie original. Através de um intercambio de informações com os INVID uma expedição cientifica do planeta TIROL descobre sobre a flor da vida

Os tirolianos processam as flores da vida como uma poderosa fonte de energia chamada protocultura e acabam devastando completamente o planeta OPTERA. Isso provoca os INVID entrar em guerra contra os tirolianos (também chamados de ROBOTECH MASTERS) criando imensas maquinas de guerra

Durante o conflito armado às fabricas de protocultura são destruídas e o filho do emperador de tirol (ZOR) foge carregando consigo a ultima matrix da protocultura usando uma espaçonave-fortaleza experimental chamada SDF um ZENTRAEDI MONITOR. Essa espaçonave cae na terra apos um salto no hiperespaço aonde sofreria engenharia reversa e daria inicio aos eventos mostrados na saga robotech original

Sumarizando, macross seguiu sua própria mitologia no oriente enquanto a serie robotech que era muito fragmentada e por isso mesmo impossível de se entender acabou criando uma mitologia própria que amarasse melhor a historia.


2= ENTENDENDO OS ZENTRAEDI
Os zentraedi são uma raça de gigantes criados por engenharia genética pela protocultra a ser usado como seu braço armado e expandir sua civilização

Eles são um povo belicoso e dedicado às artes da guerra.Parece não haver fêmeas zentraedi por isso a noção de intimidade sexual lhes escapa.

Durante a guerra civil que dividiu a protocultura e que culminou no desaparecimento quase completo desta os zentraedi adquiriram sua liberdade e consolidação como uma nação. Esses fatos são vistos em ‘macross zero animated series” e no manga “macross trash”

Quando se encontram com os descendentes da protocultura, a humanidade os toman por inimigos e passam a combatê-los. Ao reconhecer a humanidade como sendo descendentes da protocultura original abrem caminho para as negociações de paz. Foi imprescindível a participação da musa galáctica da musica pop Lynn minmay por que suas canções acalmavam o ímpeto bélico dos zentraedi os predispondo ao dialogo

Após os eventos de super dimensional fortress macross fazem as pazes com a humanidade e juntos reconstroem o planeta terra. A transição e difícil para eles, pois em sua natureza aspiram e desejam pelo combate.

Grande parte deles optou pelo processo de miniaturização para serem da mesma estatura dos humanos e, assim poderem se misturar ao restante da humanidade.

Em macross sete a trama gira ao redor de escaramuças da coalização humana-zentraedi contra grupos rebeldes de zentraedi que ate então não tinham tido contato com a protocultura terrestre
Em macross frontier as culturas humana e zentraedi estão perfeitamente ajustadas e eles cooperam juntos como uma só nação

3= ENTENDENDO A HUMANIDADE
Os terrestres são os descendentes da protocultura original e foi talhada através de engenharia genética para se adequar ao clima do planeta terra. Sua missão era a terraformação do planeta ate que o império galáctico da protocultura o anexasse formalmente. Porem a espaçonave que partiu do planeta após a disseminação de vida foi destruída pelos zentraedi e os registros históricos dessa colônia se perderam para sempre. Isso causou o desenvolvimento independente dessa colônia no que e, hoje, a humanidade.

São também chamados miclones devido a sua baixa estatura quando comparados aos zentraedi

A humanidade tem um grande avanço tecnológico quando faz engenharia reversa em uma espaçonave que caiu na terra e com isso ganham as estrelas. Esta espaçonave pertencia à facção da protocultura( the supervisem army fleet) que combatia a coalização zentraedi e também parte do motivo pelo qual os aliens zentraedi entraram em guerra com a humanidade, pois identificaram a tecnologia como sendo a de seus inimigos ancestrais como visto em super dimension fortress macross, the original series.

Após a conclusão da serie original o governo terrestre viu a necessidade de espalhar a humanidade pelas estrelas para garantir a sobrevivência da cultura e raça humana em caso de confrontos armados com outras espécies alienígenas. Por isso criou the macross fleet, um comboio de cidades-espaçonaves gigantescas que deveriam migrar ate o centro da via Láctea.

Essa grande realização da humanidade já é um fato consumado em the macross frontier um going series


4= ENTENDENDO OS MITRANDI
Os mitrandi são híbridos humanos e zentraedi.Eles podem escolher que estatura querem: se a humana padrão ou se usam estatura de gigante dos zentraedi padrão
Adeptos da arte da guerra ( herança genética) a maioria esta engajado no setor militar.
Perferem circular entre os humanos do que entre os zentraedi e se socializam normalmente como visto em macross frontier on going series


5= ENTENDENDO OS PROTO DEVLINS
Durante o apogeu da guerra civil o império estelar da protocultura desenhou através da engenharia genética uma raça mais poderosa que a dos zentraedi chamada EVIL. Porem os requerimentos energéticos eram imensos e por isso o projeto fora deixado de lado ate a descoberta de um subuniverso rico em energia. Os cientistas da protocultura desenvolveram órgãos capazes de captar e utilizar essa energia.

Porem esse subuniverso continha formas de vida puramente energéticas que ganharam acesso ao nosso universo. Esses seres possuíram as entidades EVIL formando o exercito da supervisão ( the supervision army) e as usaram para causar grandes conflitos e cataclismos em nosso cosmo ( the schism wars)

O destino dessas criaturas e narrado em macross plus e macross 07 series


LINHA CRONOLOGICA DE MACROSS UNIVERSE SERIES
Para ficar mais fácil entender o universo macross criamos essa linha temporal dos principais eventos de macross ao longo de suas reencarnações

Observe que a trama dos OVAS “do you remenber love” e “lovers again” não faz parte da cronologia oficial de macross por isso nos não a incluímos nesta TIME LINE

( os OVAS foram uma ação independente da harmony gold para faturar em cima da franquia macross que estava em disputa judicial ate os dias de hoje)

========= PERIODO DE MACROSS ZERO===============
AD1999- gigantesca espaçonave alienígena cai no pacifico sul. Sua Descoberta acirra a disputa entre as potencias globais que culminam na UN WAR.os lideres mundiais acreditavam que a unificação global era necessária para lidar com ameaças vindas do espaço quando percebem que não estão sozinhos no cosmo

AD 2007- final da guerra de unificação global entre as forças da UN SPACY e ANTI-UN-FORCES.

AD2008 começam os esforços de engenharia reversa para decifrar a tecnologia alienígena; propõe se reconstruir completamente a espaço nave alienígena sendo re batizada de SD1 MACROSS


*mini banner : macross zero DVD front page 1



*mini banner : macros zero DVD front page 2


====PERIODO SUPER DIMENSION FORTRESS MACROSS========
AD 2009 –raça humana tem primeiro encontro com uma raça alienígena. A guerra que se segue contra essa raça de gigantes conhecidos como zentraedi devasta quase totalmente a terra

March, 2010 – a guerra termina.Em abril do mesmo ano um novo governo unido terrestre é inaugurado e s humans começam a coexistir com os alien zentraedi.Parte dos aliens optam pela tecnologia de miniaturização para adquirir a mesma estatura dos humanos e facilitar o intercambio inter espécies

September, 2011 – o governo terrestre inicia um plano de colonização do espaço profundo com o propósito de preservar as espécies.

September, 2012 - The extreme long-range transport Megaroad One inicia seu vôo inaugural carregando a primeira onda de colonos. Dentre eles vai a lendária LYNN MINMAY a musa pop que desempenhou um papel importatissimo para o termino da primeira guerra espacial. Essa espaçonave desaparece durante seu trajeto rumo ao centro da galáxia e nunca mais se houve falar deles virando uma lenda dentro do universo macross


*mini banner : super dimension macross1


*mini banner : super dimension macross2

=============PERIODO DE MACROSS PLUS============
2020- inteligência artificial ganha senciencia e tenta destruir a sociedade humana-zentraedi provocando nova guerra civil


*mini banner: projeção holográfica da inteligência artificial “Sharon apple”


*mini banner : macross plus OVA SERIES


*mini banner : macros plus DVD movie eddition

============PERIODO DE MACROSS 07===============
September, 2030 – as gigantescas Megaroad-class espaçonaves são substituídas pela primeirade uma nova serie chamada “ super high-capacity New-Macross class colonization” espaçonaves cujas frotas são capazes de carregar de carregar ate um mihao de colonos.

2038 – a frota macross 07 construída ao redor de 70 das novas macross class spaçonaves deixa o sistema solar rumo ao centro da galáxia carregando a 37 onda de colonos. O ano e de 2045...


*mini banner : macross 7 animated series


*mini banner : macross 07 movie eddiition

=========PERIODO DE MACROSS FRONTIER=============
2059 frota macross prossegue em sua viagem ao centro da galaxia em sua missao de colonização quando se deparam contra uma nova ameaça alienígena, os VAJRA....

*mini banner ; macross frontier


* mini banner : galactic pop star of macros frontier series : Sheryl None


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

SE VOCE QUER SABER MAIS SOBRE O MACROSS UNIVERSE:
Este personal blog tem uma biografia completa bem como uma check list dos principais personagens de cada reincarnação de macross
http://www.geocities.com/Tokyo/Dojo/9093/macrss_characters.html

para saber mais sobre macross zero animated series:
http://en.wikipedia.org/wiki/Macross_Zero

para saber mais sobre super dimension macross animated series:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Super_Dimension_Fortress_Macross

Para saber mais sobre macross 07 animated series:
http://en.wikipedia.org/wiki/Macross_7

para saber mais sobre macross frontier animated series:
http://en.wikipedia.org/wiki/Macross_Frontier


SE VOCE QUER SABER MAIS SOBRE FATOS RELACIONADOS A MACROSS UNIVERSE

Para saber mais sobre robotech

http://en.wikipedia.org/wiki/Robotech

Para saber mais sobre The Super Dimension Cavalry Southern Cross
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Super_Dimension_Cavalry_Southern_Cross

Para saber mais sobre Genesis Climber MOSPEADA
http://en.wikipedia.org/wiki/Genesis_Climber_Mospeada

para saber mais sobre os web sites dos fans subs e IRC channels:
este excelente site mantem uma relação de episódios lançados dos animes por cada fans sub existente o que tornou minha pesquisa muito mais rápida e eficiente

ANIME SUKI WEB SITE
www.animesuki.com

ANIME BLADE WEB SITE
http://www.animeblade.com.br/


AONDE BAIXO MACROSS ANIMATED SERIES?
Bom como existem muitas series , filmes e OVAS , muitos deles antigos (antes de 1990) nao é uma tarefa fácil. Alem disso boa parte do material nunca foi lançado oficialmente fora do japão. Parte do motivo são brigas judiciais entre as produtoras envolvidas nos projetos pelos direitos de licenceamento

Se você não quiser ir ao site dos fans subbers eu recomendo o site MININOVA. O problema e que a engine de busca não é muito boa e se você não digitar o nome corretamente ele vai te retornar nenhum resultado @_@;;

www.mininova.com


Mesmo assim eu posso fazer algumas sugestões:

AONDE BAIXO MACROSS ZERO?

Os melhores FAN SUBS são o pessoal da AMBU-AONE
http://www.anbudom.net/
http://aonefans.blogspot.com/


AONDE BAIXO SUPER DIMENSION FORTRESS MACROSS?
Esse aqui também e muito difícil de encontrar. Afinal a serie original existe apenas no japão. No ocidente temos aquela coisa horrível que os americanos fizeram (já explicamos) chamada “robotech” @_@;;

White base fansubs (MIRC CHANNEL APENAS)
#White_Base@irc.rizon.net
#Gray_Phantom@irc.rizon.net


AONDE BAIXO MACROSS 07 ANIMATED SERIES?
Bom aqui temos os seguintes fan subs:

CENTRAL ANIME FANSUBS
http://www.centralanime.net/index2.html

GATTAI FANS SUBS( MIRC CHANNEL APENAS)
#gattai @ irc.rizon.net


AONDE BAIXO MACROSS FRONTIER?
Esse aqui tem mais opções por que é uma serie que ainda esta no numero 15 no japão. Existem vários FAN SUBS trabalhando com traduções

LUNAR ANIME FAN SUBS
http://www.lunaranime.org/

SHINSEN SUBS
http://www.shinsen-subs.org/

GG FANSUBS
http://www.ggkthx.org/about.php

CHIHIRO FANS SUBS
http://www.chihiro-subs.com/

ESCRITO POR WOLTARR EM 06/08/2008
_________________
MINHA LISTA
http://www.shadowrealms.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=49




















Guerra das Galáxias
Cho Jikuu Yosai Macross (Fortaleza Superdimensional Macross)
Produção: Tatsunoko e Studio Nue, 1982
Episódios: 36 p/ tv
Criação: Equipe de produção do Estúdio Nue
Exibição no Japão: Tv Mainichi (03/10/1982-26/06/1983)
Exibição no Brasil: Record – CNT/Gazeta

Última Atualização: 08/01/2008

Por Tio Cloud

No início dos anos noventa, a Rede Globo começou a exibir em sua programação um desenho animado chamado Robotech. Mas, o que poucos sabiam era que o dito cujo na realidade era a união de três animes. Um deles, o aclamado Macross. Fortaleza Superdimensional Macross, foi criado no Japão pelo Studio Nue e virou animação nas mãos dos estúdios da Tatsunoko Productions. A série estreou em outubro de 1982, se encerrando em junho do ano seguinte. O sucesso foi tão grande que poderia ser comparado à febre gerada por Mobile Suit Gundam três anos antes.

Macross, é uma história que une elementos que todo mundo adora: ação, aventura, naves espaciais, mechas e (por quê não?) romance. A importância da série foi tanta, que ele é considerada uma das obras mais influêntes da animação japonesa, ao lado de Patrulha Estelar, Gundam (o original) e Neon Genesis Evagelion. Aliás, muitos consideram essas 4 séries como os “Ases da Animação Japonesa”.

Desde então, Macross passou a ser uma das franquias mais lucrativas de todos os tempos, tornando-se pouco tempo o principal ganha-pão da Tatsunoko. Como a produtora do Speed Racer estava faturando horrores, o Estúdio Nue (desde o inicio, o principal idealizador da série) entrou com um processo judicial pedindo os direitos da produção. Mas falemos disso adiante.

O caos da criação
Macross nasceu do trabalho em conjunto do Estúdio Nue e da produtora Uizu Corporation no final dos anos 70. O projeto encabeçado por Shoji Kawamori, teve durante um bom tempo o nome de Battle City Mega Rodo. No começo dos anos 80, o designer Haruhiko Mikimoto definiu o visual da série como conhecemos, mas isso não agradou nem um pouco a Uizu Corp. A idéia da empresa era fazer o tal de “Mega Rodo” uma série voltada para o público infantil mas, pra sorte de Mikimoto, a empresa acabou sendo dissolvida e deixando a produção inteiramente a cargo dos Estúdios Nue.

Unindo-se à Tatsunoko para levar a saga animada ao ar, Kawamori teve que enxugar um bocado sua epopéia – sua intenção era fazer uma série com 52 episódios, mas acabou tendo que fazer apenas 39 – agora rebatizada de Macross. Com prazos pra cumprir, o Nue acabou perdendo controle de sua própria criação e a Tatsunoko (não acreditando no sucesso da série) assumiu junto com outros estúdios menores a produção e levou-a ao ar com apenas 26 episódios prontos em outubro de 1982. O sucesso de audiência, fez com que mais 10 episódios fossem produzidos e a série se encerrasse com os 36 capítulos.

Como a Tatsunoko estava faturando os tubos em cima da marca, e se proclamando a dona do brinquedo, o Nue entrou na justiça contra a produtora querendo uma indenização. A coisa piorou mais ainda quando a Tatsunoko “vendeu” a série para a distribuidora norte-americana Harmony Gold sem autorização. A luta se estendeu por anos nos tribunais japoneses e o parecer final acabou ficando favorável para os Estúdios Nue. Curiosamente, a Tatsunoko fez a mesma “graça” contra a Sega por conta do sucesso inesperado da versão animada do game Zillion. Bem espertinho o estúdio do Shurato, né?

Um pouquinho da historia de Macross…
Em 1999 (já passou!), uma enorme nave cai no nosso planetinha que estava no auge de uma guerra mundial. Com medo de que se tratasse de um ataque alienígena, os governos da Terra se unem pra formar uma força de defesa e acabam por reconstruir a tal nave – batizando-a de SDF – 1 Macross (Super Dimension Fortress –1 Macross). Anos depois, uma estranha raça de ETs gigantes chamados de Zentraedis vêm à Terra à procura dessa nave, e como não são bobos, aproveitam a visitinha pra conquistar nosso mundinho. Básico né?

Durante a guerra contra a frota alien, o sistema de hiperpropulsão da Macross é ativado fazendo com que ela vá parar na órbita de Plutão. Só que a Macross leva consigo a ilha onde estava ancorada, com mais de 50.000 habitantes @_@. O que fazer? Iniciar a volta pra casa oras! E como você já deve ter deduzido, essa volta não será nada fácil… Entre os civis abordo da Macross está a cantora Lin Minmay. Com sua voz única, ela dá esperanças a todo contingente humano da nave, de que um dia conseguirão voltar pra casa.

Minmay se torna a “arma” capaz de desarmar os Zentraedis. Ao ouvir as músicas da bela, a raça alienígena se encanta e deixa as armas de lado – dando uma brecha para o ataque dos caças Valkyries (capazes de se converter em mechas). Daí entra o piloto Ichijo Hikaru que acaba criando um triângulo amoroso com a capitã Misa Hayase. Por falar em triângulos amorosos, eles se tornaram característica marcante na série. Tanto que todas as versões / continuações de Macross tem que ter um. No meio desse dengo todo, ainda sobra muito espaço (e bota muuuito nisso!) para batalhas espaciais de tirar o fôlego e fazer Gundam Wing repensar sua existência. Só pra você ter noção, os Zentraedis invadem a Terra com uma frota de 5 milhões de naves e se chocam com a Macross numa batalha onde Minmay é a única esperança da raça humana!

Macross: A Batalha Final
Cho Jikuu Yosai Macross: Ai Oboete Imasu ka?
Produção: Tatsunoko e Studio Nue, 1984
Criação: Equipe de produção do Estúdio Nue
Exibição no Brasil: Manchete
Disponível em: VHS

Antigamente (leiam anos 70 / 80 :P) era comum o lançamento de longas-metragens resumo de séries (principalmente de temática espacial) que sempre conseguiam chamar atenção do público e contribuir para consolidação da série como “clássica”. Exemplos de anime que usaram esse artifício? Gundam, Patrulha Estelar e até Evangelion – mais recentemente. Em 1984 os cinemas japoneses recebiam em suas salas as cópias de Macross: Ai Oboete Imasu Ka? (Macross: Você se Lembra do Amor?).

Com uma animação bem mais caprichada e uma belíssima música tema (cantada por Mari Ijima, que despontou na carreira depois disso), o filme de quase 2 horas de duração cumpriu o papel de “tornar clássico” a saga espacial. Tudo bem que há algumas variações com a história vista na série, mas as cenas de combate bem produzidas compensam esse detalhe. Outra coisa: a animação com mais de 20 anos, consegue ser bem melhor a muito lixo produzido atualmente.

Nasce Robotech
No fim de 1984, a distribuidora americana Harmony Gold adquiriu da Tatsunoko os direitos da série Macross para ser exibida nos Estados Unidos e Ocidente. Mas ao chegar a terra do Tio Sam, ela se deparou com um grave problema: nenhuma emissora queria exibir um desenho japonês (que era considerado um produto ”inferior’) nos sábados de manhã, o ”horário nobre” dos desenhos animados por lá. Foi então que a distribuidora resolveu vender a série para as emissoras independentes (os chamados Syndication, que exibiam a maioria dos animes que chegavam por lá, já que nas grandes emissoras não havia espaço pra esse tipo de produção), que deveriam exibí-lo durante todos os dias da semana (como é feito no Brasil).

Mas aí iniciava-se um outro pepino: Macross era curto demais para a exibição diária. Foi então que começou o rolo: no mesmo pacote de Macross, a distribuidora também adquirira as séries Southern Cross e Mospeada e como as duas também eram curtas, o chefão da Harmony Gold, Carl Macek, resolveu editá-las e uní-las em uma só, tornando-as 3 temporadas de uma única série. Soutern Cross e Mospeada não tinham nada haver com Macross, na realidade eram muito inferiores, já que além dos roteiros, a animação era ruizinha de doer (como quase tudo que a Tatsunoko produzia na época). Mas, como pouco problema é bobagem….

… A empresa americana Revell havia comprado da Bandai os direitos de distribuição dos brinquedinhos baseados na série Macross, os quais foram rebatizados de Robotech Defenders. Foi aí que a empresa viu que poderia ter uma propaganda grátis na tv e alavancar a venda de seus produtos (que na época juntavam poeira nas prateleiras das lojas- alguém aí falou em Sailor Moon no Brasil? :P). Como a Harmony Gold não queria comprar briga com a Revell, e via que Macross não era um nome que soava bem para os padrões ocidentais, resolveu ceder ao “pedido”.

Surgia então Robotech, que apesar de ser uma picaretagem tem seus méritos, como o de abrir o mercado americano (junto com Patrulha Estelar e outras produções clássicas) para o até então discriminado ”desenho japonês”. Falaremos de Robotech com maiores detalhes posteriormente.

Macross no Brasil: A Baderna
O longa de Macross chegou ao Brasil inicialmente em VHS pela Sato Company (quando ainda se chamava Brazil Home Vídeo) em 1988, sob o titulo de “Macross: A Batalha Final”. A fita foi lançada em versões dubladas e com legendas em português e era relativamente fácil encontrar o filme nas locadoras no começo dos anos 90. No ano seguinte, o filme foi exibido na Rede Manchete como uma mini-série de cinco partes.

Em 1990 o bastardo Robotech chegou ao Brasil via Rede Globo. A série foi apresentada inicialmente na extinta Sessão Aventura e depois foi jogada no Xou da Xuxa. Toda parte referente a fase “Macross” de Robotech foi exibida. Não muito tempo depois, por volta de 1992, a série original Macross começou a ser exibida por emissoras regionais da Record sob o título de Guerra das Galáxias. A série foi dublada na Hebert Richers e contou com praticamente o mesmo elenco de vozes do He-man XD. Bizarramente, Robotech também foi dublado no mesmo estúdio e teve vozes diferentes pros mesmos personagens @_@.

Por volta de 1993, a CNT passou a apresentar a série (junto dos clássicos Pirata do Espaço e Don Drácula) e tal exibição durou até meados de 1995. A série era exibida sem abertura ou encerramento e como Os Cavaleiros do Zodíaco eram o anime da vez, as Heróis da vida deram pouca bola pro clássico.

Se hoje as seqüências de ação de Macross fazem qualquer um babar, imagine o estrago causado a mais de vinte anos atrás! É por esses e outros motivos que Macross é uma das principais séries da animação japonesa de todos os tempos, tanto que até hoje ela ainda está mais viva do que nunca, ganhando sempre novas versões, mas que, infelizmente nunca conseguiram superar ou se equiparar à série original. Sabe como é, não é todo dia que se cria um clássico…

Checklist de Episódios
01- Armadilha
02- Contagem Regressiva
03- Dobra Espacial
04- Lynn Minmei
05- Transformação
06- Ataque Daedalus
07- Adeus Marte
08- O mais longo aniversário
09- Miss Macross
10- Jogo cego
11- Primeiro contato
12- Grande fuga
13- Vento azul
14- Relatório de Global
15- Chinatown
16- Kung Fu Dandy
17- Fantasma
18- Salada de abacaxi
19- Ponto de ruptura
20- Paraíso perdido
21- Micro cosmos
22- Concerto do amor
23- Debandada
24- Adeus garota
25- Estrada virgem
26- Mensageiro
27- O amor passa
28- Meu álbum
29- Canção solitária
30- Viva Maria
31- Bonecos de Satã
32- Coração partido
33- Noite chuvosa
34- Momento privado
35- Romântico
36- Adeus ternura

Nenhum comentário: